quarta-feira, junho 06, 2007

Xuxa

Uma das minhas maiores preocupações dos últimos meses é como fazer para que ela deixe a xuxa, melhor as xuxas, sem que haja um grande drama e sem que possa haver qualquer tipo de trauma para ela.
Em algumas vezes que ela se porta mal e que recorro ao castigo, tirei-lhe a dita durante a noite, aproveitando para matar dois coelhinhos de uma cajadada só. Por um lado o castigo e fazê-la entender que errou e por outro testar o sono dela sem a xuxa. A coisa não correu mal, o que notei foi que ela demorou mais tempo a adormecer do que o costume, mas dormiu a noite toda sem grande alarido.
Esta semana vi um programa na TV que falava precisamente deste assunto e tomei o exemplo do que vi e então disse-lhe que o Pai Natal tinha vindo buscar as xuxas, já que ela já é crescida e que quando for muito crescida ele trá-las novamente para ela as ver.
O ar dela foi de partir o coração, estive quase, quase a devolver-lhas, mas iria perder toda a credibilidade.
Quando vi o tal programa, o pediatra dizia que as crianças devem deixar a xuxa por volta dos 2 anos de idade, para não provocar atrasos na fala e os já sabidos aspectos estéticos. Comecei a pensar que ela já vai a caminho dos 4 e que portanto teria que ser radical.
Foi ontem que o Pai Natal veio buscar todas as xuxas! E falo no plural, porque a I. não só usa uma na boca, como usa uma outra para esfregar pelo nariz e arredores. Esta então já tem um aspecto nojento e fazia-me, realmente, confusão vê-la a esfregar aquela borracha já muito usada, suja, com uma série de pêlos agarrados.
Demorou mais a adormecer, como da vez do castigo, mas também dormiu toda a noite. Esta manhã foi a primeira coisa de que me falou, pedindo-me para telefonar ao senhor das barbas brancas para as trazer de volta. Expliquei-lhe que não era possível, mas que tudo ia correr bem e que como ela já é crescidinha já não vai mais precisar da xuxa.
Estou a tentar não dar demasiada importância ao assunto, mas não queria que fosse uma falta demasiado dolorosa. Prometi que o Pai Natal ia mandar uma prenda em troca das xuxinhas que levou… Eu sei que não é Natal, mas… Quero mimá-la por não me dar noites em branco por falta da borrachinha, nem momentos difíceis.
Com jeito e paciência tudo vai correr bem e daqui a nada já ela esqueceu!

2 comentários:

Konhama disse...

Um post útil... finalmente ;)

carla alexandra vendinha disse...

que foto fantástica!