sexta-feira, novembro 21, 2008

De ser mãe


Ser mãe não é fácil, ser mãe sozinha, pior um tanto!
É pensar que sou tudo eu, que não me posso dar-me ao luxo de "não me apetecer", porque ninguém o fará por mim!
Há dias que não há paciência, há outros que me absorve um amor imenso e que lhe peço perdão (em silêncio) por ás vezes ser tão severa e querer fazer dela um ser humano exemplar, de que mais tarde se possa orgulhar. Que ela se possa orgulhar dela própria e que não tenha vergonha, nunca, da pessoa que é! Assim como eu, que posso não estar feliz com a minha vida actual, mas não ponho em causa o meu carácter, nem a educação que me foi dada!

Hoje de manhã fui deixá-la à escolinha e pensei apanhá-la depois do almoço para passarmos a tarde juntas! Assim que me preparo para deixá-la, diz-me: Mamã, podes vir buscar-me mais cedo?
Como se me tivesse lido o pensamento! - Claro que sim! A mãe vem buscar-te depois do almoço!
Assim foi. Fui buscá-la e ela pediu-me para irmos ao parque. Confesso que a vontade era nula, só me apetecia vir para casa, fazer uns desenhos com ela e mais qualquer coisa. Venceu a voz doce que tem e estando o dia lindo que esteve, why not?
Ligou-me a M. quando estavamos no parque, ao saber que lá estávamos pediu-me para apanhar o filho dela para brincar ali connosco. Assim o fiz. Em vez de nos metermos no carro, fizemos o percurso a pé e lá voltámos 3 para a brincadeira!
Já só voltei a casa agora! Ela vinha bem disposta e hoje estou nos dias de amor imenso e estive pacientemente com ela. Vesti-lhe o pijama, fomos lavar a dentuça e quando fez o disparate, perguntei-lhe porque o fez...pacientemente, o que nem sempre é fácil! Hoje foi! Expliquei-lhe calmamente porque não o deveria fazer e que deveria dizer porque o faz quando lhe pergunto. Voou-me para o pescoço e esteve pendurada nele uns minutos. Abracei-a e levei-a até à cama! Sinto-me bem! Este amor imenso é constante, mas há dias em que está à flor da pele, noutros está mais calcado e prevalece a impaciência!
Gosto mais de dias assim, mas nem sempre consigo, infelizmente, esta calma perante os disparates que faz!
É muito dificil ser mãe sozinha, muito dificil, mas ter aquele sorriso só para mim, na maior parte das vezes vale por tudo!

Sem comentários: